Buscar

Resultados da pesquisa

sábado, 12 de março de 2016

Terapia para ansiedade


   A ansiedade não é uma doença, e estamos vivos até hoje por conta dela, que nos faz mais cautelosos, ou seja é algo natural do ser humano, mas todo o lado bom da ansiedade vai por água abaixo quando pensamentos negativos são introduzidos em nossa mente, e quem produz esses pensamentos? O nosso psiquismo, que armazena centenas de problemas, pensamentos e acontecimentos. É possível viver bem com a ansiedade de forma pacífica!
   Atualmente a ansiedade é vista como o mal do século, atingindo milhares de pessoas em todo o mundo, alguns casos em grau leve e em outros mais graves. Ansiedade significa, estado psíquico de constrangimento, apreensão ou medo provocado por uma situação na qual o individuo no seu psiquismo filtra como como perigosa ou desagradável.
   Se a ansiedade te faz sofrer, é sinal de que algo algo na sua vida não vai nada bem, seja na parte emocional, profissional, familiar ou social. Vou citar os tipos de ansiedade que merecem atenção quando os sintomas estão em alto nível, veja se você se identifica com algum.

Tipos de Ansiedade:

  • Fobia: É o medo excessivo de um estímulo ou determinada situação como: Viajar de avião, dirigir. se aproximar de animais, ir a praia, entre outros do tipo;
  • Fobia social: É o medo excessivo de encontros sociais, falar em público, começar em um novo emprego, e o pavor de ir a uma festa ou qualquer outro evento social. A pessoa fica tensa, paralisa, tem preocupação obsessiva com interações, tem também tendência ao isolamento;
  • Ansiedade generalizada: É a tendência que o individuo tem de se preocupar frequentemente, pessoas com esse tipo de ansiedade passam o dia cheias de preocupações e tensões exageradas em diversas situações. Os pensamentos se voltam para consequências negativas e as maneiras de impedi-las. Pessoas com ansiedade generalizada não conseguem relaxar e apresenta dificuldades de concentração. Os sintomas são: Dificuldade para dormir, dor de cabeça, fadiga, tensão muscular, dores musculares, dificuldade de engolir, irritabilidade, tremedeira, sudorese, náusea, vontade de ir ao banheiro frequentemente, sentir falta de ar e ter ondas de calor.
  • Transtorno de pânico: É caracterizado por um intenso medo ou mal estar com sintomas físicos e cognitivos(mentais). Os sintomas são: Aumento da frequência cardíaca, aumento da frequência respiratória, ressecamento da boca, sensação de falta de ar e medo da morte. Para fugir dessas situações, a pessoa costuma evitar as situações que acredita poderem acionar essas reações, o que limita gravemente a mobilidade.
  • Transtorno obsessivo: É caracterizado por pensamentos agressivos, obsessões ou impulsividade, que não considerados invasivos ou inapropriados que provocam a ansiedade, na maioria das vezes a pessoa se sente incapaz de controlar. O individuo teme ser contaminado, cometar um erro, perder o controle em público e se comportar de maneira inadequada.
  • Transtorno de estresse pós-traumático: É caracterizado por acontecimentos extremamente estressantes e traumáticos que ocorreram em um passado próximo ou distante. Tem sintomas como: pesadelos e lembranças espontâneas, involuntárias e recorrentes. Se afastar  de qualquer estímulo que possa desencadear o ciclo das lembranças traumáticas, como situações, contatos ou atividades que possam se ligar as lembranças traumáticas. Diminuição do interesse afetivo por atividades, pessoas, reações de fuga exageradas, episódios de pânico, distúrbios de sono, dificuldade de concentração, irritabilidade, sentimentos de impotência e incapacidade em se proteger do perigo, perda de esperança em relação ao futuro, sensação de vazio.

Tratamento:

   O tratamento para a ansiedade mais indicado, é junto a um psicologo com sessões de terapia e psicoterapia, na qual o psicologo trata a causa biológica tentando resolver os conflitos psicológicos que promoveram e promovem a ansiedade, o uso de medicamentos psicoterápicos são usados também. Mas se você não quer gastar dinheiro com sessões e remédios, que muitas vezes podem te deixar dependente do mesmo, tente essas dicas:

  • Relaxamento: O relaxamento ajuda como um complemento você pode praticar exercícios físicos e praticar técnicas de relaxamento, como yôga, meditação, tai chi ou relaxamento progressivo.
  • Tratamento Cognitivo: Neste treinamento você aprende novas formas de pensar, sendo capaz de pensar sobre seus pensamentos, você irá analisar que tipo de coisa passa em sua cabeça e avaliar que base estes pensamentos ansiosos tem na realidade. Exemplo: antes de fazer uma viagem de avião, uma pessoa ansiosa pode ficar com medo, criando pensamentos negativos. Com este tipo de treinamento você irá repensar suas ideias negativas. Você mesmo pode se aprofundar neste treinamento.
  • Comportamentos novos: Evitar, fugir, deixar para depois, pode aumentar a ansiedade. Se você odeia tarefas, por medo de executá-las, automaticamente você nutre a ansiedade, tente não fugir, não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje, pense positivamente, você é capaz de realizar qualquer tarefa relacionada a trabalho, emoção família e qualquer outra coisa.
  • Entender suas emoções: Perceber o que te faz ter medo, a preocupação, o pânico, a apreensão, identificar o que provoca a ansiedade, isso é muito importante, se interiorize e abra as janelas traumáticas da mente, e depois reedite-as com pensamentos positivos.
  • Eliminar: Você pode eliminar o álcool, a cafeina, reduzir a ingestão de açúcar, carboidratos refinados e alimentos com aditivos e produtos químicos, isso vai ajudar a diminuir os sintomas de ansiedade. Tome alguns chás que ajudam a relaxar e manter a calma.
  • Acrescentar: Acrescente na sua refeição alimentos ricos em cálcio, vitaminas B e magnésio, eles contribuem para a saúde e o bom funcionamento do sistema nervoso.
   Todas essas dicas vai te ajudar, mas depende muito do seu grau de ansiedade, se você tentar essas dicas por um certo tempo e não resolver, procure um psicologo. Você também pode tentar um outro método natural, que está sendo muito usado atualmente e é muito eficaz, ele te ensina de forma totalmente sadia como se livrar da ansiedade negativa. Para mais informações acesse:Tratamento para a ansiedade. Se este artigo te ajudou se inscreva na nossa lista de e-mails no final da página e receba nossas atualizações e várias dicas em seu e-mail.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
E se possível volte sempre, desde já agradeço.