Buscar

Resultados da pesquisa

sexta-feira, 4 de março de 2016

Cólica menstrual - Saiba como aliviar as dores de forma fácil.

    A menstruação é um fenômeno fisiológico, e 50% das mulheres se queixam de dores menstruais, de fato isso atrapalha o cotidiano feminino. A cólica menstrual é conhecida também como dismenorreia. Existe dois tipos da mesma, dismenorreia primária e a secundária, entenda a diferença entre as duas e saiba qual o melhor tratamento.

Dismenorreia primária:
   Se caracteriza pelo aumento de prostaglandina pelo endométrio. O endométrio é responsável pela menstruação, quando os hormônios estão baixo por alterações normais essa camada chamada endométrio se descama e é liberada na forma de sangramento. A prostaglandina é uma substância  responsável pela contração do útero, ou seja antes de acontecer a menstruação , a prostaglandina se manifesta para que o útero se contraia e ocorra a liberação do endométrio, e consequentemente aparecem as dores são sentidas.

-Principais sintomas: 
   Dores no baixo ventre ou na barriga, as vezes pode vir das costas para a frente, caracterizando uma sensação de vai e volta. É uma dor aguda e intermitente, quando é intensa esta ligada a outros sintomas como; dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor nas mamas, inchaço, cansaço, diarreia, nervosismo, vertigem, e desmaios em poucas ocasiões.

-Recomendações: Mulheres com cólicas menstruais primárias podem praticar medidas simples como:
  • Pratica de exercícios físicos;
  • Hidratação com bastante água e chás;
  • Em um tempo livre, descansar, deitando com a barriga virada para baixo e apoiando um travesseiro comprimindo a mesma;
  • Alguns tipos de massagem pode ajudar, a Chinesa ou a Ayurvédica pode até ajudar com a TPM;
  • Aplicação de bolsa de água quente sobre a região do abdômen, relaxa a musculatura e ameniza o impacto das contrações do útero;
  • O uso de anticoncepcionais causa atrofia no endométrio, deixando-o mais fino, a pílula anticoncepcional pode ser uma aliada para as mulheres com dismenorreia primária e que não tenham vontade de engravidar;
  • O consumo de alimentos com cálcio(lacticínios e vegetais escuros), magnésio(soja, banana, beterraba, aveia, tofu, couve e abobrinha) e gorduras poli-insaturadas(salmão, atum e castanha-do-brasil, ajudam também no relaxamento da musculatura e são anti-inflamatórios naturais;
  • Evite comer alimentos ricos em gorduras, pois eles aumentam a produção de hormônios:
  • Tentar não ingerir bebidas alcoólicas e bebidas com cafeína;
  • Evite o estresse, pessoas com dores ficam mais irritadas e perdem a paciência facilmente;

Dismenorreia secundária:
   A cólica menstrual secundária ou dismenorreia secundária se caracteriza por alterações patológicas, como: A endometriose, e os tumores pélvicos. Esses casos são casos mais graves da dismenorreia e requer muito cuidado e atenção, pois com o passar do tempo essas alterações patológicas podem se agravar. Os tumores pélvicos pode ou não ter origem ginecológica e pode estar associada a processos congênitos, funcionais, neoplásicos (benignos ou malignos), obstrutivos, infecciosos ou inflamatórios. Os principais sintomas são:  Aumento do volume abdominal, inchaço contínuo (não é o inchaço casual), dificuldade de comer, sensação de plenitude, dor abdominal ou pélvica, necessidade urgente e frequente de urinar, hábitos intestinais, sangramento vaginal anormal, cansaço e perda ou aumento inesperado de peso (neste caso, em redor do abdômen). A melhor recomendação nesses casos de dismenorreia secundária é procurar um ginecologista, para fazer o diagnostico e receitar um tratamento adequado. As recomendações citadas para a dismenorreia primária, ajuda na prevenção da dismenorreia secundária.

Considerações finais:

   Adote as recomendações que foram listadas, e melhore o seu cotidiano, basta ter a vontade de se livrar das dores menstruais. Sempre que possível esteja consultando um ginecologista para estar sempre ligada nas possibilidades de estar com algum tipo de dismenorreia secundária. Viva com qualidade e bem estar!


   
   
 


    

   

    

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
E se possível volte sempre, desde já agradeço.