Buscar

Resultados da pesquisa

terça-feira, 1 de março de 2016

Saúde: Zika Vírus no Brasil/ Saiba tudo a respeito.

-O que é? e quando Surgiu?
  
   O Zika Vírus é uma infecção causada pelo vírus ZIKV, e como a maioria das pessoas já sabem, o mosquito Aedes aegypti é o principal transmissor do mesmo. Surgiu em 1947, na Africa, foi detectado primeiramente em macacos, passado alguns anos, começou a aparição em humanos. O vírus começou a se espalhar por todo o continente Africano e países da Asia. Foi descoberto pela primeira vez no Brasil em Abril de 2015, existe a suspeita de que uma equipe de remo tenha trazido o Vírus ao país, essa equipe veio ao Brasil participar de uma competição.

- Formas de Contágio do Vírus:

   Além da contaminação através da picado do Aedes, existe mais 4 possíveis formas de contágio do Vírus, ainda não se sabe ao certo, pois os estudos sobre o Zika Vírus ainda não foram suficientes para comprovar essas formas de contágio. Mas é melhor prevenir do que remediar, não acha? Então, é importante que você se mantenha informado sobre essas possibilidades, e assim faça as prevenções. Veja abaixo as formas:

  • Transmissão sexual: Casos recentes sobre esse contágio foram descritos por especialistas, mas ainda não se sabe como acontece essa transmissão pelo ato sexual, o melhor a se fazer é se prevenir com o uso de preservativos. No Brasil ainda não existe casos desse tipo. 
  • Transmissão pelo leite materno: Em 2013, cientistas da Polinésia, fizeram estudos com algumas mães que contraíram o Vírus, seus bebês nasceram sem a infecção mas contraíram, logo depois, os estudos confirmaram RNA do Vírus na leite materno, mas não foi confirmado a transmissão para os bebês através do mesmo. A contaminação após o nascimento, descarta a possibilidade de adquirir a microcefalia. No Brasil ainda não existe casos desse tipo.
  • Transmissão pelo líquido amniótico: É através desta forma de transmissão que especialistas acreditam que ocorra o contágio do Vírus nos bebês ainda no útero. Estudos mostram que no organismo das gestantes de fetos com a microcefalia, especificamente no líquido amniótico contém micro-organismos. A barreira placentária é o que protege os bebês, acreditasse que esses micro-organismos rompem essa barreira e contaminam o bebê.
  • Transmissão por transfusão de sangue: Um caso deste tipo foi investigado no ano de 2015, um homem infectado doou sangue, e logo depois foi comprovado que o Vírus estava no sangue deste paciente que recebeu a transfusão, mas o mesmo não desenvolveu sintomas. Até agora não foi diagnosticado mais casos suspeitos desta forma de transmissão.
-Quadro clínico:

   80% das pessoas que adquirem o Vírus, não se queixam muito dos sintomas, as vezes só apresentam sintomas mínimos como: mal estar e cansaço. As vezes a pessoa nem da importância pelo fato de serem sintomas mínimos.
   O quadro clínico completo do Vírus é apresentado por: dor de cabeça, dores articulares, dor nos olhos, dores musculares, febre, coceira e as vezes aparece conjuntivite. Não é um quadro grave, pois a pessoa consegue se recuperar em até menos de 7 dias.

-Tratamento:

   Procure um médico primeiramente se suspeitar que esteja com a infecção, o diagnóstico é feito através de exames, e o tratamento é para fazer o controle dos sintomas, com analgésicos, remédios para febre e muito repouso. A recuperação dura em média 7 dias.

-Possíveis complicações:

   Um dos maiores problemas relacionados ao Zika Vírus, é a Microcefalia. Mulheres grávidas que tiveram a infecção, ficam com esse temor de que seus bebês sejam infectados pelo Vírus, sendo assim automaticamente adquirem a Microcefalia. A Microcefalia é uma doença que impede o crescimento do cérebro da criança, e fatalmente prejudica o seu desenvolvimento. É diagnosticada quando o bebê nasce com a cabeça menor que 42 centímetros. Não existe tratamento, a criança com microcefalia faz fisioterapias por toda a sua vida para melhorar o quadro. As consequências da Microcefalia são: Rigidez dos músculos, Epilepsia, autismo, paralisia, convulsões, atraso mental, Deficit intelectual.

   Outro problema relacionado ao Vírus é a síndrome de guillain-barré, que é caracterizada pela fraqueza nos ossos, acompanhada de paralisia muscular. É uma doença que se desenvolve rapidamente, entre uma a três semanas. O diagnostico é feito através de uma avaliação clínica que vai detectar a paralisia com flacidez dos músculos. Não existe cura para a síndrome, mas existe tratamentos.

-Prevenção do Vírus:

   A melhor forma de prevenção é agir contra o mosquito transmissor o Aedes aegypti, veja algumas maneiras de se prevenir:
  • Elimine os focos de água parada;
  • Não deixe o lixo acumular;
  • Use repelentes;
  • Use roupas cumpridas;
  • Evite viajar para lugares com grande índice de infestação;
  • Participe de projetos voltados a prevenção da propagação do Vírus;
  
-Considerações finais:

   Os estudos sobre o Zika Vírus ainda não dão completas informações a respeito do mesmo, e com isso fica difícil conseguir criar uma vacina para a prevenção da infecção, estamos lidando com um Vírus misterioso, e de complexidade grande.


   












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário!
E se possível volte sempre, desde já agradeço.